Plano de Negócios


FACULDADE LA SALLE
ÉRICK LANG; ROBSON BOSETTI; RENAN FIGUEREDO













PLANO DE NEGÓCIOS
















Lucas Do Rio Verde–MT
2012





ÉRICK LANG; ROBSON BOSETTI; RENAN FIGUEREDO











PLANO DE NEGÓCIOS




Trabalho de Gestão Da Tecnologia Da Informação apresentado à disciplina de Projeto Integrado Multidisciplinar III, sob orientação da Professora Fernanda Takemori, na Faculdade La Salle.





















Lucas Do Rio Verde–MT
2012



Agradecimentos
Agradecemos a todos que sempre estiveram ao nosso lado para a elaboração do trabalho.






















SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6
2 PLANO DE NEGÓCIOS 7
3 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 8
4 ANALISE DE MERCADO 9
4.1 Estudo dos clientes 9
5 PLANO DE MARKETING 9
5.1 Produtos e serviços 9
6 PLANO OPERACIONAL 10
6.1 Layout 10
6.2 Processos Operacionais 10
6.3 Necessidade de pessoal 12
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13










1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda sobre o estudo de qual se refere à empresa ERM Sistemas, sobre seu plano de negócios, funcionamento, desempenho, qualidade e formas de trabalho.



















2 PLANO DE NEGÓCIOS

Uma empresa que visa qualidade, competência, e a satisfação de seus clientes. Abrangente em organizações de pequeno, e médio porte que se preocupam com a qualidade tecnológica de sua empresa.
Nossa missão é conectar pessoas e empresas para informar de uma forma mais inovadora, simples e confiável, com "Desempenho de qualidade e baixos custos".
















3 IDENTIFICAÇÃO










4 ANÁLISE DE MERCADO
4.1 ESTUDO DOS CLIENTES
● Publico Alvo: Suporte a Pequenas Empresas.
● Comportamento dos Clientes: Fidelidade, Eficiência, Qualidade.
● Área de Abrangência: Empresas de Pequeno Negócio

5 PLANO DE MARKETING
5.1 PRODUTOS E SERVIÇOS
- Assistência técnica em sistemas registrados ERM Sistemas
- infraestrutura open source;
- Suporte Qualificado, e-mail: ermsistemas@gmail.com.com.br;
- Venda de Sistemas Empresariais;
FORMAS DE DIVULGAÇÃO
- Internet (banner eletrônico);
- Folder








6 PLANO OPERACIONAL
               
6.1 LAYOUT

Figura 1 ESQUEMA DE COMO FICARAM AS PRINCIPAIS ÁREAS E ALOCAÇÃO DAS MÁQUINAS



6.2 PROCESSOS OPERACIONAIS

A capacidade máxima suportada por está estrutura será de 10 clientes.
 Sendo que a empresa conta com:
- 1 servidor web;
- 1 programador de estrutura open source;
- 1 coordenador de suporte;
- 1 atendente de recepção;
- 5 suporte técnico.




Caixa de texto: Cliente
Caixa de texto: Recepção Caixa de texto: Gerência
Caixa de texto: Desenvolvimento
Caixa de texto: Suporte Caixa de texto: Coordenador
 
























6.3 NECESSIDADE DE PESSOAL

Cargo/função
Qualificações necessárias
Suporte técnico
Atuar com o atendimento ao cliente, suporte técnico telefônico, suporte técnico via internet e no local. Instalar, configurar e treinamento de sistemas.
Ensino Médio completo.
Conhecimento em pacote Office. Ser comunicativo
Programador
·         Analisar as solicitações de desenvolvimento de sistemas provenientes das diversas áreas, efetuar levantamento de dados / informações junto aos usuários e elaborar o cronograma de trabalho de cada projeto.
·         Experiência como desenvolvedor.
·         Ensino Superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados.
·         Domínio avançado em Excel e Access. Conhecimentos em Windows SQL, VB6, VBScript, ASP, ASP. NET (VB) e Web Service.
                 Coordenador de suporte
Prestar suporte técnico nível 2, atendimento a cliente via help desk, agendamento de visitas e atendimento de técnico. Realizar treinamento de técnicos nível 1, administração sistemas MAC OS X / Linux.
Experiência em administração sistemas MAC OS X / Linux e sistema de help desk.
Ensino Superior.


                             Recepcionista
Conhecimentos em nível intermediário de informática (Word, Excel e internet).
Ensino Médio.
Realizar o atendimento via telefone e pessoalmente.
      Servidor web (administrador de redes)
  Experiência com servidores Linux, principalmente em servidores e serviços web, Apache, PHP com MySQL, em análise de logs, tunning de Apache, Iptables, Squid e MySQL, Shell Script avançado, administração de sistemas operacionais Linux / Unix, implantação, manutenção e otimização de servidores de aplicação e banco de dados, implantação e sistemas de backup automatizados, redes LAN / WAN e sistemas da informação.
  Ensino Superior completo.
  Conhecimentos em Windows Server, Linux, redes TCP / IP, comunicação de dados e interligações de redes, serviços de rede: Proxy, Firewall, DNS, WINS, servidores de páginas (HTTP), servidores para transferência de arquivos (FTP), servidores de e-mail (SMTP, POP3, IMAP), servidores de autenticação, Active Directory, Samba, serviços de monitoramento de tráfego e redes de computadores. Conhecimentos em intranet, internet e extranet, redes wireless e telefonia. Cursos com ênfase em redes.


7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos concluir que para elaborar um plano de negócio é necessário primeiramente limitar o foco aplicativo do processo e analisar todos os fatores relacionados com seu ambiente.
Após a elaboração devem-se analisar cuidadosamente todos os aspectos revisando periodicamente seu conteúdo para uma atualização de dados.