FACULDADE LA SALLE
ÉRICK LANG; ROBSON BOSETTI; RENAN
FIGUEREDO
PLANO DE NEGÓCIOS
Lucas Do Rio Verde–MT
2012
ÉRICK LANG; ROBSON BOSETTI; RENAN
FIGUEREDO
PLANO DE NEGÓCIOS
Trabalho
de Gestão Da Tecnologia Da Informação apresentado à disciplina de Projeto
Integrado Multidisciplinar III, sob orientação da Professora Fernanda Takemori,
na Faculdade La Salle.
Lucas Do Rio Verde–MT
2012
Agradecimentos
Agradecemos
a todos que sempre estiveram ao nosso lado para a elaboração do trabalho.
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
6
2 PLANO DE NEGÓCIOS
7
3 IDENTIFICAÇÃO DA
EMPRESA
8
4 ANALISE DE MERCADO
9
4.1 Estudo dos clientes
9
5 PLANO DE MARKETING
9
5.1 Produtos e serviços
9
6 PLANO OPERACIONAL
10
6.1 Layout
10
6.2 Processos Operacionais
10
6.3 Necessidade de pessoal
12
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda sobre o estudo de qual se refere à
empresa ERM Sistemas, sobre seu plano de negócios, funcionamento, desempenho,
qualidade e formas de trabalho.
2
PLANO DE NEGÓCIOS
Uma empresa que visa qualidade, competência,
e a satisfação de seus clientes. Abrangente em organizações de pequeno, e médio
porte que se preocupam com a qualidade tecnológica de sua empresa.
Nossa missão é conectar pessoas e empresas
para informar de uma forma mais inovadora, simples e confiável, com
"Desempenho de qualidade e baixos custos".
3
IDENTIFICAÇÃO
4
ANÁLISE DE MERCADO
4.1 ESTUDO DOS CLIENTES
●
Publico Alvo: Suporte a Pequenas Empresas.
●
Comportamento dos Clientes: Fidelidade, Eficiência, Qualidade.
●
Área de Abrangência: Empresas de Pequeno Negócio
5 PLANO DE MARKETING
5.1 PRODUTOS E SERVIÇOS
- Assistência técnica em sistemas registrados ERM
Sistemas
- infraestrutura open source;
- Suporte Qualificado, e-mail: ermsistemas@gmail.com.com.br;
- Venda de Sistemas Empresariais;
FORMAS DE DIVULGAÇÃO
- Internet (banner eletrônico);
- Folder
6 PLANO OPERACIONAL
6.1 LAYOUT
Figura 1 ESQUEMA DE
COMO FICARAM AS PRINCIPAIS ÁREAS E ALOCAÇÃO DAS MÁQUINAS
6.2 PROCESSOS OPERACIONAIS
A capacidade máxima suportada por está estrutura será de
10 clientes.
Sendo que a empresa conta com:
- 1
servidor web;
- 1
programador de estrutura open source;
- 1
coordenador de suporte;
- 1
atendente de recepção;
- 5
suporte técnico.
6.3
NECESSIDADE DE PESSOAL
Cargo/função
|
Qualificações necessárias
|
Suporte técnico
|
Atuar com o atendimento ao cliente, suporte
técnico telefônico, suporte técnico via internet e no local. Instalar,
configurar e treinamento de sistemas.
Ensino Médio completo.
Conhecimento em pacote Office. Ser comunicativo
|
Programador
|
·
Analisar as solicitações de
desenvolvimento de sistemas provenientes das diversas áreas, efetuar
levantamento de dados / informações junto aos usuários e elaborar o
cronograma de trabalho de cada projeto.
·
Experiência como desenvolvedor.
·
Ensino Superior em Análise de
Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados.
·
Domínio avançado em Excel e Access.
Conhecimentos em Windows SQL, VB6, VBScript, ASP, ASP. NET (VB) e Web
Service.
|
Coordenador de suporte
|
Prestar suporte técnico nível 2, atendimento a
cliente via help desk, agendamento de visitas e atendimento de técnico.
Realizar treinamento de técnicos nível 1, administração sistemas MAC OS X /
Linux.
Experiência em administração sistemas MAC OS X /
Linux e sistema de help desk.
Ensino Superior.
|
Recepcionista
|
Conhecimentos
em nível intermediário de informática (Word, Excel e internet).
Ensino Médio.
Realizar o
atendimento via telefone e pessoalmente.
|
Servidor web (administrador de redes)
|
Experiência com servidores Linux, principalmente em servidores e
serviços web, Apache, PHP com MySQL, em análise de logs, tunning de Apache,
Iptables, Squid e MySQL, Shell Script avançado, administração de sistemas
operacionais Linux / Unix, implantação, manutenção e otimização de servidores
de aplicação e banco de dados, implantação e sistemas de backup
automatizados, redes LAN / WAN e sistemas da informação.
Ensino
Superior completo.
Conhecimentos em Windows Server, Linux, redes TCP / IP, comunicação de
dados e interligações de redes, serviços de rede: Proxy, Firewall, DNS, WINS,
servidores de páginas (HTTP), servidores para transferência de arquivos
(FTP), servidores de e-mail (SMTP, POP3, IMAP), servidores de autenticação,
Active Directory, Samba, serviços de monitoramento de tráfego e redes de
computadores. Conhecimentos em intranet, internet e extranet, redes wireless
e telefonia. Cursos com ênfase em redes.
|
7
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Podemos concluir que para elaborar um plano de negócio é necessário
primeiramente limitar o foco aplicativo do processo e analisar todos os fatores
relacionados com seu ambiente.
Após a elaboração devem-se analisar cuidadosamente todos
os aspectos revisando periodicamente seu conteúdo para uma atualização de dados.